quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cancro da Cabeça e do Pescoço

Como prometido, fica aqui alguma informação sobre o que aprendemos na nossa visita ao IPO no passado dia 17, relativamente ao cancro da cabeça e do pescoço:
  • O cancro da cabeça e do pescoço diz respeito a problemas na boca, língua, lábios, garganta, glândulas salivares, faringe, laringe e tiróide (não tem nada a ver com tumores cerebrais);
  • É mais frequente em pessoas acima dos 40 anos;
  • É o 6º cancro mais comum a nível mundial;
  • O diagnóstico e tratamento são atrasados pela falta de conhecimento e de sensibilização para a doença;
  • Deve-se estar atento a feridas que não cicatrizam (aftas), rouquidão, dores de garganta e congestão nasal persistentes, gânglios endurecidos, hemorragias, dores ao engolir e a factores genéticos;
  • O tabaco e o álcool são grandes factores de risco, visto que transformam as células e secam a mucosa da boca;
  • Carências nutricionais (vitamina A e C), peças e próteses dentárias, bem como infecções provocadas pelo HPV (vírus do papiloma humano), são outros factores de risco.
Porque o importante para o tratamento de uma doença é a sua detecção precoce, segue-se um link que ensina a fazer o auto-exame para este tipo de cancro.
Como fazer o auto-exame?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tumores cerebrais

Deixamos aqui um vídeo de uma cirurgia onde é retirado um glioma - tumor resultante do desenvolvimento descontrolado de células glias (células de suporte dos neurónios).
As imagens podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

http://www.youtube.com/watch?v=LJxPLNiRqnA&feature=PlayList&p=FF75075589597778&playnext=1&playnext_from=PL&index=7

O Grupo

Campanha do dia 30 de Outubro - Fotografias

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os Jovens Como Promotores da Saúde

Ontem fomos com a nossa turma à formação realizada no IPO do Porto intitulada OS JOVENS COMO PROMOTORES DA SAÚDE.
Nela, algumas enfermeiras e um enfermeiro falaram sobre a prevenção do tabagismo (ontem foi o dia do não fumador!) e diversos tipos de cancro, como o da cabeça e do pescoço, do colo-rectal, da mama, da pele, do colo do útero e do testículo, alertando os jovens presentes (cerca de 400) para a importância do diagnóstico precoce através da realização dos auto-exames, os quais nos ensinaram a fazer.
A formação durou a manhã toda e uma parte da tarde, tendo sido fornecido aos participantes um pequeno lanche a meio da manhã e, no fim da sessão, um certificado de participação, bem como alguns panfletos informativos e umas amostras de protector solar.
Esta actividade foi muito interessante e em breve publicaremos alguma informação do que aprendemos nela.

João Paulo

domingo, 15 de novembro de 2009

Notícia

Vila Real, 10 Nov (Lusa) - A Associação de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) lança sábado, em Vila Real, a campanha para auto-exame do cancro da boca para alertar o Interior para esta doença que representa sete por cento do total de tumores malignos diagnosticados anualmente no país.

Lançada pela AMDH, a campanha designada "Sorria para si mesmo" tem um âmbito nacional, ensina a fazer o auto-diagnóstico e informa sobre sinais de alerta.

Segundo a organização, a campanha chega a Vila Real com o objectivo de dar atenção à interioridade, à expansão do Instituto Português de Oncologia (IPO) e do seu voluntariado por terras transmontanas.

http://aeiou.expresso.pt/vila-real-campanha-de-auto-exame-do-cancro-da-boca-e-lancada-sabado=f546586

Como fazer o auto-exame?

"Devemos prestar atenção a sangramentos gengivais, úlceras que não saram, aparecimento de nódulos e crescimentos na mucosa da boca e na língua. Sem esquecermos que devemos procurar o dentista para uma revisão, pelo menos, uma vez ao ano."

Filipa

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Visita ao IPO do Porto

No próximo dia 17 de Novembro, terça-feira, o nosso grupo irá fazer uma visita ao Instituto Português de Oncologia do Porto, juntamente com o resto da turma 12ºB e os professores Emília Subida (AP) e Manuel Leal (Química).
Iremos participar num simpósio subordinado ao tema "Os jovens como promotores da saúde", o qual se enquadra não só no nosso projecto mas também nos interesses académicos e profissionais gerais da turma.
Esta actividade foi-nos sugerida pela Dra. Cristiana Fonseca da LPCC quando nos visitou no passado dia 29 de Outubro. Por este motivo, agradecemos a atenção.

Filipa