Campanha de recolha de sangue

Aquando da planificação do projecto no 1º período, decidímos levar a cabo uma campanha de recolha de sangue e de medula óssea na escola. No entanto, quando soubemos que o grupo B da nossa turma, Doar Vida, planeava fazer o mesmo, aliámo-nos de modo a tornar esta iniciativa um maior sucesso.

Foi enviada uma carta ao presidente do conselho directivo a pedir autorização para a realização desta actividade.

O contacto com o Instituto Português do Sangue (IPS) foi feito pelo grupo B e a campanha ficou marcada para o dia 26 de Fevereiro de 2010.

Em Janeiro, realizou-se uma entrevista com o Sr. Vítor Correia – vice-presidente da Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim (AHDSPV) – para nos informarmos acerca das condições de participação, da logística e do material de divulgação.

No dia 3 de Fevereiro de 2010 dirigimo-nos às instalações do jornal "A Voz da Póvoa" para dar uma pequena entrevista com o intuito de divulgar a nossa campanha, e da "Rádio Onda Viva" de modo a entregar um anúncio com todas as informações necessárias para que também os locutores pudessem colaborar connosco na divulgação.

Como forma de divulgação, afixámos cartazes, disponibilizados pelo IPS e AHDSPV, em pontos estratégicos da cidade e distribuímos panfletos, cedidos pelo CEDACE e pela AHDSPV.

Foi também colocada na página de internet da escola uma notícia acerca desta campanha, e foi passada uma circular por todas as salas a convidar os alunos maiores de idade e os pais, familiares e amigos de todos os alunos a participarem.

A campanha foi um sucesso, tendo sido conseguidos 32 sacos de sangue e a inscrição de 61 dadores voluntários de medula óssea. Durante a campanha distribuímos calendários, cedidos por algumas das instituições envolvidas e ainda cartões de agradecimento realizados por nós que foram entregues a todos os dadores.

Infelizmente, o tempo de espera no início da actividade levou à desistência de algumas pessoas, e outras foram rejeitadas devido a problemas de saúde menores.


Sem comentários:

Enviar um comentário