segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje assinalou-se o Dia Mundial Sem Tabaco, com várias iniciativas pelo país para sensibilizar os portugueses para os malefícios do tabaco e alertar para o crescente aumento do número de mulheres fumadoras (dos mil milhões de fumadores no mundo, a Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que 1/5 seja do sexo feminino).

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar a efeméride - "O Tabaco e o género, com ênfase para publicidade dirigida às mulheres" - visou chamar a atenção para as estratégias utilizadas pela indústria do tabaco para aumentar o consumo dos seus produtos por parte das mulheres.

Em Lisboa, irá decorrer o I Fórum Ambiente e Saúde Respiratória, promovido pela Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Programa Ambiente e Saúde da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia assinala a efeméride em Coimbra, com uma reunião subordinada ao tema "A Mulher Fumadora", com a participação de responsáveis das consultas de cessação tabágica da Região Centro e de profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Nutrição e Saúde Materno-infantil.

Decorrerão ainda acções de sensibilização e rastreio no Instituto de Oncologia de Coimbra.
Em Almodôvar, a Missão Coração Feliz irá realizar várias acções para promover a saúde e prevenção das doenças cardiovasculares, uma iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva.

No âmbito das comemorações, a Comissão de Prevenção do Tabagismo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho realiza o fórum "Tabaco a mulher e a publicidade".

Segundo um inquérito Eurobarómetro divulgado em Bruxelas, 23% dos portugueses fumam, sendo a maioria do sexo masculino.
Fonte: SIC

Sem comentários:

Enviar um comentário