O Instituto Português de Oncologia do Porto usou anteontem, pela primeira vez, uma técnica inovadora de tratamento do cancro. Trata-se da radioterapia INTRAOPERATÓRIA - uma terapia que traz nova esperança a muitos doentes oncológicos.
O novo tratamento combina a cirurgia com a radioterapia. Helena Pereira, directora do serviço de Radioterapia do IPO do Porto, explica que “durante a cirurgia, o operador expõe a zona que temos de irradiar, afastando todo os órgãos normais mais sensíveis à radiação e que não queremos lesar. Isto permite-nos fazer uma dose mais alta e mais curativa”.
A técnica, já é usada em mais de 150 centros no mundo. Mas em Portugal, o IPO do Porto é, para já, o único hospital a ter condições para a aplicar. Contudo, Helena Pereira considera que a oferta será suficiente para acolher todos os doentes que estejam em condições de receber este tipo de tratamento. A construção das instalações que permitam a realização de radioterapia intra-operatória foi financiada pelo programa saúde XXI e vai receber doentes de todo o país.
Rádio Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário